Ser corretor de imóveis vai além do simples ato de vender um espaço. Essa é uma profissão que exige muito mais do que conhecimento técnico, ela demanda tempo, dedicação e, acima de tudo, relacionamento. Marcelo Ojeda, campeão de vendas de toda a Rede Crédito Real no acumulado do ano até agora (agosto/2021), sabe desse detalhe como ninguém. Não foi a sorte que o levou a ter excelentes resultados e um nível de conhecimento elevado. São anos de experiência que começaram lá em 2009, por intermédio da esposa. Por isso, convidamos nosso campeão a relatar o seu dia a dia de trabalho e dar dicas para quem busca o sucesso na corretagem de imóveis. Confira!
1. O agenciamento é o principal pilar
Ojeda iniciou sua carreira atuando apenas como agenciador. Ele conta que a primeira oportunidade de venda aconteceu através de um proprietário que, em uma conversa informal, revelou que estava em busca de um outro apartamento. A deixa bastou para que o corretor enxergasse uma oportunidade e fizesse sua primeira venda. “Por conhecer os apartamentos através dos agenciamentos, acabava facilitando toda a jornada de venda quando encontrava algum proprietário que também buscava a compra”, afirma.
Para ele, ambos os clientes – proprietário e comprador – querem a mesma coisa: fazer negócio. Mas, a necessidade de cada um é diferente. Por isso, para quem busca se especializar na área ou está começando agora, o relacionamento com o proprietário é o melhor caminho. Esse é um cliente que vê o profissional corretor como um facilitador que vai auxiliar em seu objetivo, diferentemente do comprador que, em geral, busca muito mais por alguém com extensa experiência.
2. Mantenha um bom relacionamento
A conversa com os proprietários é um excelente caminho para aumentar as chances de sucesso nas vendas. Quando o corretor faz uma entrevista detalhada, prestando atenção nas informações, mas, além disso, tentando se colocar no lugar do cliente, o interesse em ajudar acaba conquistando sua confiança. O corretor nos conta que, hoje, cerca de 70{d10e7b09f30f5f844982e48266c0fa128cc242274ac4ab3513f35619712400a0} dos negócios que fecha vêm de indicações. “É o reflexo de um trabalho focado no contato com o proprietário”, revela. Fazer anotações, trazer relatos pessoais e demonstrar real interesse são ações que ajudam a criar um vínculo, algo essencial para um relacionamento duradouro. Afinal, o cliente pode comprar agora, ou daqui a 10 anos.
“Se você for o corretor que ele se identifica, assim como temos médicos de nossa preferência, você será sempre o procurado para fechar negócio”, afirma o corretor da Crédito Real Class.
3. Aproveite todas as ferramentas disponíveis
Em comparação com 2009, a rotina de trabalho do corretor é bem diferente. E, claro, mais fácil! Quando Marcelo Ojeda começou sua carreira como agenciador, o primeiro contato com o proprietário era através do porta a porta, geralmente depois de já ter passado por zeladores, síndicos, amigos em comum, etc. A cartinha colocada na caixa do correio de casas e condomínios também era algo comum.
Hoje em dia, com diversas ferramentas e sistemas automatizados, essa dinâmica evoluiu, facilitando a busca por pessoas que querem vender seus imóveis. A maioria dos corretores concentra seu trabalho nas redes sociais, em portais e em sites de captação. Mas, isso não quer dizer que o corretor deva se ater somente a maneiras mais modernas de fazer contato: muito pelo contrário! A dica que Ojeda traz é justamente explorar todas as possibilidades. Ele, inclusive, prefere trabalhar de forma mais artesanal e caseira, digamos assim. Sem deixar os mecanismos mais atuais de lado, ele abusa das ligações telefônicas, da conversa com porteiros e até mesmo das famosas cartas deixadas nas caixinhas de correio.
4. Trace metas
Para chegar ao expressivo número que o faz ser o principal candidato a Corretor do Ano, Marcelo Ojeda sempre traçou metas pessoais de agenciamento. São 20 por mês, no mínimo. Para ele, essa é a chave para conseguir atingir os objetivos de venda também. Quanto mais contatos e imóveis o profissional tem em sua carteira, mais oportunidades de negócio aparecerão. Em razão disso, Ojeda aconselha os corretores que treina a sempre terem em mente metas claras e foco na busca por elas.
Com essas dicas, podemos concluir que a paixão que Marcelo Ojeda tem pelo agenciamento faz muito sentido quando o objetivo é o sucesso nas vendas! E você, corretor e corretora, está esperando o que para seguir essas dicas importantíssimas e colocar tudo em prática?
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