Conhecida como uma das maiores sedes da Oktoberfest no Brasil, Santa Cruz do Sul é um município com muita história e encantos únicos. Conheça mais sobre a cidade e seus principais diferenciais aqui.
Santa Cruz do Sul, localizada no Vale do Rio Pardo, é um dos principais núcleos da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Conhecido por ser a sede da terceira maior Oktoberfest do planeta, o município apresenta amplo desenvolvimento, cultura, tradição e povo hospitaleiro.
Histórico da cidade
A história da cidade começa na década de 1840, quando Santa Cruz do Sul era um distrito da cidade vizinha de Rio Pardo. Nove anos depois, os primeiros habitantes vieram das regiões do Reno e da Silésia, através da lei de incentivo à imigração estrangeira do governo imperial. Dessa forma, os primeiros imigrantes se estabeleceram na Colônia Picada Velha, hoje conhecida como Linha Santa Cruz.
Nessa época, o tabaco se tornou o produto agrícola de maior produtividade na região e, posteriormente, abriu espaço para a instalação de grandes fábricas e a consolidação do município como um polo mundial de produção e distribuição do produto.
Algum tempo depois, em 28 de setembro de 1878, Santa Cruz do Sul se emancipou e, em 1905, inaugurou a via férrea Santa Cruz – Rio Pardo, aumentando a circulação de mercadorias e pessoas.
Alegria, tradição e cultura alemã
Além de ser conhecida por suas cucas, chop, linguiças e chimarrão, a cidade é a sede da terceira maior Oktoberfest do mundo, evento conhecido como a “festa da alegria”. Assim sendo, a cidade costuma receber visitantes de diversas partes do mundo, aquecendo a economia local. Além disso, o município também é conhecido por ser a terra do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), o maior festival de arte amadora da América Latina.
Atualmente, Santa Cruz do Sul é a 14ª cidade mais populosa do estado com cerca de 138 mil habitantes em seus 733,4 km². Na economia, além da grande participação dos setores de turismo, comércio e serviços, a cidade abriga as principais indústrias de tabaco do Brasil. Em 2018, o município obteve o quinto melhor PIB do estado.
Principais pontos turísticos de Santa Cruz do Sul
A cidade possui diversas atrações e pontos turísticos além das citadas anteriormente. O Autódromo Internacional, por exemplo, atrai milhares de turistas por ser um dos circuitos mais modernos do Brasil. Ainda mais, na zona central da cidade, em frente à praça Getúlio Vargas, a Catedral São João Batista é um dos maiores templos da América do Sul em estilo neogótico.
Santa Cruz do Sul também possui diversas paisagens naturais belíssimas, como o Parque da Gruta dos Índios, onde é possível fazer trilhas e visitar o mini zoológico. Ademais, outro ponto de encontro na cidade é o Lago Dourado, com um pôr do sol de tirar o fôlego. O Parque Santa Cruz, por sua vez, é o mirante oficial da cidade, já que é um dos pontos mais altos do município. Ali encontra-se um cruzeiro iluminado por neon, com 20 metros de altura.
Curiosidades sobre o município
- Quem nasce em Santa Cruz do Sul é santa-cruzense;
- A cidade possui um time de futebol chamado Futebol Clube Santa Cruz;
- O Lago Dourado tem este nome pois o efeito proporcionado pelo pôr do sol confere às águas uma cor dourada.
Em resumo, essa é uma cidade hospitaleira, cheia de vitalidade e que honra as tradições e culturas provenientes do Estado e da imigração alemã. Além disso, pertence a uma região que se desenvolve e cresce cada vez mais.
Se procura um imóvel em Santa Cruz do Sul, acesse nosso site ou visite a agência da Imóveis Crédito Real na cidade.
AGÊNCIA CRÉDITO REAL SANTA CRUZ DO SUL
Rua Marechal Deodoro, 11, Centro – Santa Cruz do Sul/RS
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!