Você sabe quem é o responsável pela manutenção de imóvel alugado, se o inquilino ou o proprietário?
Depois de um tempo alugando uma casa ou apartamento, por exemplo, podem ser necessários alguns reparos para garantir as boas condições de uso do imóvel. E quem paga a conta é uma dúvida bem comum.
Então confira quem responde por cada tipo de manutenção e como fazer a sua na Crédito Real.
Quando a manutenção é do locatário
Em geral, a manutenção é responsabilidade do inquilino, consertando o imóvel conforme for estragando.
Entre as suas responsabilidades estão:
– Consertos em torneiras, registros e descargas (desde que não precise quebrar parede)
– Troca de disjuntores
– Consertos de tomadas
– Consertos de fechaduras e interfones
– Conserto de chuveiros
– Limpeza de vasos sanitários, pias, caixa de gordura e ralos
– Limpeza de calhas
– Manutenção do jardim
– Limpeza de mofo
– Reparos de pisos e vidros que quebrar
Em resumo, tudo que faz parte do dia a dia para manter o bom uso do imóvel durante a locação.
Além disso, o imóvel deve ser entregue nas mesmas condições que recebeu. Ou seja, se o locatário recebeu o imóvel com pintura nova, deve pintar novamente antes da entrega. E na mesma cor que diz no contrato.
O mesmo vale também para furos nas paredes, por exemplo. Instalou prateleiras? Depois de tirá-las é preciso tapar os furos para deixar a parede lisa.
Igualmente, manchas nos pisos, causadas durante o período da locação, também devem ser reparadas antes da entrega do imóvel.
Dica legal: em caso de realização de algum tipo de benfeitoria, peça sempre autorização ao locador do imóvel.
Quando é do proprietário
Já o proprietário é responsável principalmente por tudo que for anterior à locação. Aqui entram problemas preexistentes nos telhados, rede elétrica, rede hidráulica e esgoto, por exemplo.
Outro ponto importante é que ele é responsável por toda reforma de caráter estrutural ou que agregue valor ao imóvel. Aí entram:
– Troca de caixa d’água e de esgoto
– Manutenção na rede hidráulica e elétrica, quando é preciso quebrar parede
– Troca ou conserto de portão e muros externos
– Pintura externa do imóvel
Pensando nas manutenções mais comuns, em geral a regra é: precisou quebrar parede? Chame o proprietário.
No entanto vale alertar que é dever do inquilino comunicar o proprietário ou a imobiliária sempre que houver necessidade de reparos no imóvel.
Como fazer sua manutenção na Crédito Real
Na Crédito Real, as manutenções em imóveis alugados são solicitadas de forma totalmente online e realizadas em parceria com a Refera.
Para fazer sua solicitação, é só acessar o nosso site , ir em Aluguéis e depois em Solicitar Manutenção. Ou clicando direto aqui.
Acima de tudo, é importante preencher o formulário com o máximo de informações sobre o problema, incluindo fotos e vídeos, se possível.
Logo após receber o pedido, a Refera encontra o prestador de serviço mais adequado. Em seguida, o prestador faz o orçamento e encaminha para a Refera, que repassa para a Crédito Real.
Assim, definimos de quem é o custo da manutenção, se inquilino ou proprietário, encaminhando ao responsável.
Após aprovação, a Refera acompanha o prazo e a qualidade da execução para que tudo ocorra conforme o esperado.
Tudo com rapidez, conveniência e tranquilidade para locadores e locatários.
Aluguel em Cena – Março 2022
Se você quer saber mais sobre esse assunto, assista ao nosso Aluguel em Cena de março.
Confira o vídeo Manutenção de imóvel alugado, com o Carlos Matheus, Coordenador Jurídico da Crédito Real, e o Lucas Madalosso, Diretor Executivo da Refera.
Ficou com alguma dúvida sobre esse ou outro assunto relacionado ao mundo dos aluguéis? Mande suas perguntas para o e-mail juridico@creditoreal.com.br e nós ajudamos você.
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