Blog Imóveis Crédito Real

Novo síndico: o que conferir ao assumir o cargo?

O processo de mudança para um novo síndico vem cheio de anseios por uma gestão melhor. O início do ano é um dos melhores períodos para levantar questionamentos sobre o condomínio, mas é preciso estar atento a alguns pontos para que a mudança seja eficaz.

A transição precisa ser tranquila e o mais transparente possível. Para isso, a passagem da gestão precisa seguir alguns cuidados, afinal todos os condôminos desejam o melhor para o seu condomínio, e a chegada de um novo síndico pode ajudar a atingir esse objetivo.

No artigo de hoje, nossa equipe reuniu os principais cuidados que o novo síndico deve conferir durante a troca de gestão. Em meio a tantos detalhes, fica difícil se organizar sem a ajuda de um profissional. Continue a leitura e confira nossa dica extra para tornar essa mudança mais fácil!

O que o novo síndico deve conferir?

novo síndico
Fonte: Reprodução/Internet

Como dito anteriormente, a chegada de um novo síndico traz consigo o anseio para uma gestão mais produtiva e eficaz. No entanto, este cargo possui muitas responsabilidades que devem ser cumpridas com atenção. 

Confira abaixo a lista com os principais itens de manutenções obrigatórias que o novo síndico deve cuidar:

Caixa d’água:

Cuidar do espaço que guarda a água do condomínio é fundamental. No geral, a periodicidade da limpeza da caixa d’água deve ser a cada seis meses para condomínios comerciais e a cada doze meses para condomínios residenciais.

Certificação digital:

A certificação digital é um documento eletrônico que tem a função de comprovar quem executa uma ação virtual.

Sendo assim, a certificação digital serve para garantir a autenticidade, integridade e a confiabilidade das informações fornecidas durante a realização das operações. A emissão do certificado digital é realizada uma vez ao ano.

Dedetização:

É essencial uma constância de dedetização nos condomínios e esse controle é responsável por trazer segurança e tranquilidade aos moradores. 

A Anvisa recomenda a dedetização mensal. Dessa forma, você consegue garantir que o condomínio estará sempre limpo.

Elevador:

Por questões de desempenho e segurança, a manutenção dos elevadores é parte essencial na operação dos condomínios. Realize a manutenção dos elevadores uma vez ao ano, com ajuda de uma empresa, e solicite a emissão do relatório e inspeção anual.

Existem itens de segurança, como cabos de aço, regulador de velocidade e bloco de segurança, que devem ser rigorosamente verificados para garantir o funcionamento correto e seguro dos elevadores aos condôminos e demais usuários.

Extintores:

Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser recarregados a cada 12 meses. Já o extintor de CO2 deve ser inspecionado a cada seis meses e recarregado se houver necessidade.

LTIP:

O Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP) avalia e identifica o estado geral da edificação e de seus sistemas construtivos, observando os aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, utilização e operação.

A periodicidade futura para a apresentação do LTIP será a cada cinco anos, contados da data de elaboração do LTIP inicial com recomendações ou do LTIP inicial e conclusivo.

PPCI:

A melhor forma de entender o conceito é começar entendendo a sigla PPCI, que serve para abreviar o plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios. Esse programa, além de elaborar rotinas de emergência para lidar com a situação em andamento, também define uma série de normas e boas práticas para evitar esse problema. 

Existem pelo menos estas quatro razões que justificam a implementação desse programa, que tem cinco anos de validade:

  • Obrigatoriedade;
  • proteção dos ocupantes;
  • incremento técnico em segurança e 
  • preservação da reputação do edifício.

Seguro Condomínio:

O Seguro Condomínio é obrigatório e deve abranger todas as unidades autônomas e partes comuns do prédio.

Desse modo, sua cobertura deve garantir proteção contra incêndio ou qualquer outro sinistro que cause destruição, seja total ou parcial. O seguro tem validade de um ano e deve ser renovado a cada fim de período.

Facilite o processo com o CondoHost!

Ao todo, o checklist completo do que o novo síndico precisa conferir ao assumir o cargo possui mais de 90 itens. Mas fique tranquilo, que temos a solução perfeita para você!

O CondoHost é mais uma criação da Crédito Real para que você garanta ainda mais segurança na hora de escolher sua administradora de condomínios.

Durante os primeiros 60 dias, novos clientes CR contam com a orientação do CondoHost Márcio Resende, um profissional especializado em apresentar a cultura CR bem de perto. 

O processo de transição ocorre de uma forma mais segura e tranquila com o CondoHost. Ao todo, são dois meses de dedicação e imersão da CR no dia a dia dos condomínios e à familiarização desses clientes com o nosso jeito especial de administrar.

E aí, o que achou dessa incrível novidade da CR? Esse é mais um serviço desenvolvido para que você garanta ainda mais segurança na hora de escolher sua administradora de condomínios! 

Entre em contato com a gente para solicitar uma proposta e dar o seu primeiro passo para o futuro!

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!