Blog Imóveis Crédito Real

Casa prática: como cuidar de plantas no calor

Boa parte das grandes comemorações do ano acontece no verão: Natal, Ano Novo e Carnaval. E indo além dos feriadões, é nessa época que muita gente tira férias! Quem viaja no período precisa pensar na segurança da casa, no cuidado com os pets e em como cuidar das plantas no calor.

Você sabe como mantê-las sempre bem, estando ou não em casa?

É sobre isso que vamos falar hoje! Se a sua casa é cheia de vida e natureza, continue a leitura e descubra formas práticas de manter suas plantas saudáveis, apesar da temperatura de tirar o fôlego.

Descubra como cuidar de plantas no calor com 4 dicas práticas

como cuidar de plantas no calor

Regas na medida

Termômetro batendo recordes, vento seco, mormaço… mesmo sem a incidência direta de sol, esse já é o combo perfeito para a evaporação rápida da água da planta. Mas isso não significa que você precisa exagerar!

Um bom jeito de cuidar de plantas no calor e verificar a hidratação do solo é colocar o dedo na terra e observar se existe excesso de água nos pratinhos. 

Para verificar se a planta está absorvendo o necessário, borrife água suavemente nas folhas e regue devagar e de forma uniforme. Além disso, atente-se ao horário da rega: escolha aguar as plantas no início da manhã, até às 9h, ou no fim da tarde, depois das 18h. 

Dessa forma, a água é absorvida mais lentamente, pois o calor está mais ameno e não potencializa a evaporação do líquido.

Luz solar

Banho de sol? Só antes das 10h e depois das 15h! Para as folhas, assim como para a nossa pele, o sol intenso pode ser prejudicial e até causar queimaduras.

Fique de olho na rotina solar dentro da sua casa e posicione vasos em ambientes que recebam a luz somente nesses horários de sol mais ameno.

Olhar atento

Julgue a planta pelas folhas, sim! 

Extremidades secas podem significar alta exposição ao sol. Folhas murchas ou amareladas indicam que a planta precisa de mais água. Se as folhas perderam o verde mais viçoso, pode significar falta d’água. E se estão amareladas e com jeito de estar estragando, pode indicar excesso de água.

Umidade sempre presente

Que tal deixar tudo junto? Ao agrupar as plantas nos dias de calor intenso, você cria um microclima entre elas! E outra forma de manter o ambiente com a umidade adequada é distribuir recipientes com água próximo ao local onde elas estão.

Mas atenção! Vigie essa água parada constantemente e evite que a sua casa também vire endereço de mosquitos.


Além de aprender como cuidar de plantas no calor, veja mais conteúdos sobre o assunto:

Também vale conferir o nosso perfil do Pinterest! Lá você vai descobrir mais sobre diversos temas, incluindo uma pasta só para os apaixonados por plantas, como você.

Que outros truques você aplica em casa para manter os seus vasos sempre saudáveis? Compartilhe com a gente e ajude mais pessoas a aprender! 

Até a próxima!

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!