Blog Imóveis Crédito Real
Como recuperar eletrônicos e eletrodomésticos molhados

Como recuperar eletrônicos e eletrodomésticos molhados

Nas enchentes que atingiram o RS, muita gente deu como perdido boa parte do que estava dentro de casa. Mas você sabia que, na maioria das vezes, dá pra recuperar os eletrônicos e eletrodomésticos que ficaram molhados?

Sim, muitos ainda podem ser salvos! Isso porque eles geralmente não estragam com água, e sim com água e energia. Por isso, a primeira dica é a mais simples possível: não tente ligar equipamentos eletrônicos molhados.

Veja nosso passo a passo para limpar e recuperar os equipamentos eletrônicos do seu lar. A chance de sucesso é grande.

Arrumando cafeteira

Preparação para recuperar eletrônicos

Em primeiro lugar, desconecte o eletrônico da tomada ou tire as pilhas e baterias e remova todos os cabos e conexões que for possível.

A dica é começar a limpeza por itens como geladeira, forno, jarra elétrica e secador de cabelo, que são mais simples e, portanto, mais fáceis de recuperar.

Atenção: por serem eletrônicos mais complexos, prefira levar as televisões para uma assistência técnica.

Desmontagem dos eletrônicos

Abra o eletrônico com cuidado e atenção. A dica é, antes de começar a desmontagem, ligar a câmera do celular e filmar todo o processo. Depois esse vídeo será muito útil para a remontagem dos componentes.

Separe os parafusos e pequenos itens em um saco plástico e amarre no eletrônico ou cole uma etiqueta de identificação.

Fique atento para remover todos os parafusos. Com o equipamento sujo, pode acontecer de não enxergar algum parafuso pequeno, por exemplo, o que impedirá de abrir.

Limpeza dos equipamentos

Após abrir, lave o eletrônico com água corrente, sem esfregar ou aplicar muita força, até remover todo o barro e sujeira.

Em placas e circuitos eletrônicos, que são mais delicados, não use lavadora de alta pressão. Esse equipamento só é recomendado para limpar itens de metal ou plástico.

Uma recomendação para limpar placas e circuitos é usar álcool isopropílico, que seca mais rápido.

Secagem dos eletrônicos

Recuperar eletrônicos também é um exercício de paciência. E nessa etapa da secagem, a pressa é inimiga do trabalho.

Após lavar, você deve secar com cuidado, usando panos macios e absorventes. Depois deixe os eletrônicos secando pelo máximo de tempo possível, até se certificar de que não ficou água acumulada em algum cantinho.

Arrumando ferro de passar

Montagem

Lembra aquele vídeo gravado ao desmontar? É hora de assistir, refazendo as etapas de trás pra frente até concluir a remontagem do eletrônico.

Depois de montado, apesar da pressa em querer testar se deu certo, o ideal é esperar pelo menos 7 dias antes de ligar, deixando secar mais um pouco. Só então está liberado para ver se está funcionando.

Recuperar eletrônicos: nova vida para o seu lar

Salvar aquele equipamento que você já dava como perdido é uma alegria e tanto. Então, mais do que a economia do dinheiro que seria gasto para comprar um novo, recuperar eletrônicos é um exercício de descoberta das próprias habilidades.

E que ainda dá esperança para seguir em frente, retomando e reconstruindo o seu lar.

Estamos juntos pelo Rio Grande. Confira mais dicas úteis para a limpeza da casa aqui no blog e nas nossas redes sociais.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!