Blog Imóveis Crédito Real

Armário em ordem: como guardar roupas e evitar danos

É hora de sair. Você vai separar uma roupa e vê que a peça escolhida está completamente amassada, sendo que quando entrou para o armário estava perfeita para uso. E sim, pode piorar: imagine que a peça está danificada!? Com mofo, marcas que não saem por nada ou até desestruturada. Se você também já passou por situações assim, aprenda, de uma vez por todas, como guardar roupas durante a organização e evitar surpresas ao abrir as portas e gavetas.

guarda-roupas vazio

Observar o tecido: essa é chave para saber como guardar roupas

O tipo e a composição do tecido da peça são grandes guias no momento de organizar a posição das roupas no guarda-roupas. Cada peça tem uma forma ideal de ser guardada, mas, mais do que isso, cada material tem exigências bem específicas.

TRICÔ

Os tricôs, independentemente de formarem calças, blusas, casacos ou vestidos, por exemplo, devem sempre ser armazenados dobrados, em gavetas ou prateleiras. Roupas de tricô jamais devem ser guardadas penduradas em ganchos ou cabides, porque, por ser um tecido pesado e mais delicado, ao ser pendurado, todo o peso da peça fica sustentado pela parte que está em contato com o cabide. Em caso de blusões, os ombros, principalmente, ganham vincos, e toda a trama perde a estrutura, afetando o caimento original da peça.

ELASTANO

Tecidos com mais de 20% de elastano na composição são, naturalmente, muito elásticos, então o lugar ideal para essas peças mais maleáveis também é a gaveta ou a prateleira, nunca os cabides. Afinal, pelo mesmo motivo dos tricôs, a parte que sustenta a roupa no cabide também vai ficar mais larga, alterando a modelagem da peça.

BORDADOS E PEDRARIAS

Peças festivas, com bordados ou pedrarias, por exemplo, também pesam em cabides e podem perder a estrutura inicial. Além disso, ao entrar em contato com mais roupas, podem puxar fio de outros tecidos. Nesse caso, armazená-las em caixas ou saquinhos de tecido adequados é a melhor alternativa. Assim, mantêm o caimento desejado e preservam a sua cor inicial, pois a incisão de luz em armários abertos ou transparentes pode até alterar a pedraria exposta. Dica: se optar por guardar peças com pedras ou bordados em caixas, escolha modelos com furinhos, para facilitar a ventilação.

NATURAL

Tecidos naturais, como algodão, seda e linho, amassam muito, então evite dobrar roupas feitas com esses materiais. Escolha pendurá-las em cabides, aproveitando as tradicionais fitinhas internas, aplicadas pelas próprias marcas para facilitar o armazenamento e não prejudicar o caimento da peça.

JEANS

Jeans são tecidos mais pesados e grossos, uma característica que favorece que calças e jaquetas, por exemplo, desamassem mais facilmente e não ganhem vincos permanentes. Dessa forma, podem ser pendurados no cabide ou dobrados em gavetas ou prateleiras.

ESTRUTURA

Roupas com bastante estrutura, como bodys com barbatanas, ou blazers com ombreiras, nunca devem ser dobradas nas regiões que fazem essa construção na peça. Então, nesses casos, o ideal é mantê-las penduradas.

COURO

O couro também nunca deve ser dobrado. Couro é uma pele, então, assim como as pessoas, cria “rugas”, marcas permanentes nas regiões que foram dobradas. Portanto, blazers, calças, jaquetas, camisas, casacos, saias e tudo que for produzido em couro deve sempre ficar pendurado, jamais dobrado. E se for em uma área ventilada, melhor ainda.

EXTRA:

Ao aprender como guardar roupas, também é importante entender bem sobre os cabides. Quanto mais larga for a espessura do cabide, maior vai ser a curvatura e o espaço para a peça se acomodar, gerando menos marcas no tecido. Mas se os cabides forem daqueles bem fininhos, às vezes quase só um arame, é comum que as peças fiquem com mais marcações.

Cabides com presilhas também podem facilitar, mas, para evitar marcações em couros, por exemplo, verifique a força do grampo. Atente-se a isso!

E como guardar peças por tipo? | ORIENTAÇÕES GERAIS

Roupas em tricô: para evitar deformações, sempre dobrar, nunca pendurar.
Blusas e camisas: para prevenir amassados e vincos, pendurar em cabides, mantendo espaçamento entre peças.
Saias: para evitar deformações, evite dobrar e priorize pendurar em cabides com grampos.
Calças: para prevenir amassados e vincos indesejados, dobrar no cabide tradicional ou em cabides específicos para calças.
Roupas em jeans: dobrar ou pendurar.
Vestidos: para evitar deformações ou perda de coloração, armazenar dobrados em caixas arejadas ou pendurados em capas de proteção. Se pendurar, utilizar as fitas internas para dar sustentação.
Roupas em couro: para evitar vincos permanentes, sempre pendurar, nunca dobrar.


Agora que você já sabe como guardar roupas de forma eficiente, preservando ao máximo a qualidade das peças e descomplicando a sua rotina, a organização do armário nesta próxima troca de estação está garantida!

E para sempre descobrir novas dicas de manutenção de casa, continue acompanhando nossas publicações neste blog. Clique aqui e fique por dentro de todos os conteúdos.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!