O Halloween é uma data que vem crescendo no Brasil. E, com isso, cada vez mais pessoas estão entrando na brincadeira. Afinal, as festas de Halloween são alegria garantida para as crianças e também para os adultos.
E pensando em condomínios, essa é uma ótima oportunidade de reunir os moradores e promover momentos de integração na vizinhança.
Continue a leitura e veja como organizar uma festa assustadoramente divertida.
Qual a origem do Halloween?
Primeiro de tudo, antes de começar as dicas, você sabe como surgiu o Halloween?
O Halloween tem origem em um antigo festival celta chamado “Samhain”, que marcava o fim da colheita e o início do inverno.
Nessa celebração, que começava na noite de 31 de outubro e durava três dias, os celtas acreditavam que as almas dos mortos voltavam para suas casas. Assim, as pessoas acendiam fogueiras e se vestiam com fantasias e máscaras para afastar maus espíritos.
Tempos depois, com o cristianismo se espalhando pela Europa, a tradição pagã foi mesclada com o “Dia de Todos os Santos”, 1º de novembro. Dessa maneira, a noite anterior passou a ser chamada de “All Hallows’ Eve”, em inglês, ou “Véspera de Todos os Santos”, que com o tempo evoluiu para o termo “Halloween”, como usamos hoje.
Festa de Halloween no condomínio: dicas práticas
Decoração assustadora e criativa
Se você quer organizar uma boa festa de Halloween, a decoração é um dos elementos mais importantes. Por isso, capriche nas cores tradicionais da data, como preto, laranja, roxo e verde, por exemplo.
Também dá pra decorar o salão de festas e até os corredores com luzes, abóboras, teias de aranha falsas, esqueletos, morcegos e fantasmas. Tudo isso é facilmente encontrado em lojas de decoração.
Uma dica é envolver os moradores na produção, para que cada um contribua com itens e receitas especiais ou ajude na montagem, o que aumenta o engajamento desde os preparativos.
Atividades para as crianças
Outro ponto importante é preparar atividades para as crianças, já que elas são as que mais se divertem nessa festa. Assim, vale organizar brincadeiras temáticas, como caça ao tesouro com objetos escondidos no condomínio, pintura facial e oficina de máscaras, por exemplo.
Outras brincadeiras divertidas também são a “corrida de múmias”, com os participantes sendo enrolados em papel higiênico. Ou até uma pinhata de Halloween, que as crianças devem quebrar para ganhar guloseimas.
Além dos tradicionais concursos de fantasias e a arrecadação de doces de porta em porta.
“Doces ou travessuras”, a alma da festa de Halloween
As comidas também não podem ficar de fora. Além das receitas temáticas, um dos momentos mais esperados pelas crianças é a brincadeira de “doces ou travessuras”, quando elas saem arrecadando balas, pirulitos, chicletes, chocolates e outros doces pelo condomínio.
No entanto, para que essa dinâmica funcione bem, é preciso organizar com antecedência. Assim, comunique todos os moradores e faça uma lista das unidades participantes.
Os interessados também podem decorar as portas para mostrar que estão participando, o que facilita a identificação pelas crianças.
Sustos, só de brincadeira
Por fim, vale lembrar que, com muitas crianças circulando pelo condomínio, é fundamental pensar na segurança. Dessa forma, certifique-se de que as áreas de circulação estejam bem iluminadas e sinalizadas.
Também é importante organizar grupos de pais para acompanhar os pequenos durante as atividades, garantindo que nenhuma criança fique sozinha pelo condomínio, principalmente à noite.
A festa de Halloween fica melhor com amigos
Além da diversão, a festa de Halloween é uma oportunidade de estreitar laços entre os vizinhos e fazer novos amigos.
Assim, aproveitar datas como essa é uma ótima maneira de promover a integração entre os moradores, criando um ambiente unido e acolhedor.
Quer mais dicas de atividades para fazer no condomínio ou em casa? Confira aqui no blog e também no nosso Pinterest.
Bom Halloween!
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!