Blog Imóveis Crédito Real

Alugar ou comprar imóvel: qual o melhor pra você?

Na hora de escolher onde e como morar, muita gente enfrenta uma questão: afinal, é melhor alugar ou comprar imóvel? Já adiantamos, não há uma resposta certa.

Isso porque as duas opções têm seus prós e contras, então a escolha ideal depende de uma série de fatores. Assim, o que é melhor para uma pessoa pode não ser para outra.

Continue a leitura e veja as diferenças, vantagens e desvantagens de cada modalidade, pra ajudar você a tomar a melhor decisão de acordo com a fase em que se encontra e os seus planos.

6 vantagens e desvantagens de morar de aluguel

VANTAGEM: Mais flexibilidade

Principalmente no começo da vida adulta, as coisas podem mudar rapidamente. Por isso, se você não sabe quanto tempo poderá ficar no mesmo lugar, o aluguel dá mais liberdade de mudança.

Dessa forma, caso surja uma oportunidade distante de onde mora, é mais fácil juntar as malas e partir para outro endereço, mais próximo das suas necessidades.

DESVANTAGEM: Pouca estabilidade

Por outro lado, o aluguel não dá uma grande estabilidade ao morador, principalmente a longo prazo.

Entre as coisas que acontecem, o proprietário pode pedir o imóvel de volta ou o reajuste do aluguel ficar acima do esperado. No caso do aumento, antes de partir pra outro lugar, a nossa recomendação é sempre tentar negociar com o dono. Mas se não der, a mudança será necessária.

VANTAGEM: Menor comprometimento financeiro

Embora obviamente seja necessário seguir as obrigações do contrato, o aluguel não tem o mesmo compromisso financeiro que comprar.

Nesse sentido, entre alugar ou comprar um imóvel, ao escolher o aluguel não é preciso fazer um grande investimento inicial ou assumir um compromisso de pagamento por anos ou décadas.

DESVANTAGEM: Sem valorização do patrimônio

Alugar não é um investimento, por isso o dinheiro pago não ajuda a aumentar ou valorizar o seu patrimônio, como aconteceria se o imóvel fosse próprio.

VANTAGEM: Menos responsabilidade com a manutenção

É claro, você é responsável pelo cuidado com o imóvel e a devolução nas mesmas condições em que recebeu.

No entanto, como inquilino, você deve avisar sobre eventuais problemas, mas não é responsável pelo pagamento de alguns reparos e manutenções estruturais ou anteriores à locação, por exemplo. Assim como não deve arcar com despesas extraordinárias do condomínio, se houver.

DESVANTAGEM: Menos personalização

Devido ao fato do imóvel não ser seu, suas opções de personalização são um pouco mais limitadas. Isso acontece porque, ao fim da locação, você deverá entregar o imóvel igual recebeu.

Assim, a menos que tenha autorização do proprietário para as mudanças, pode não ser viável fazer grandes alterações, como quebrar paredes, construir cômodos extras ou reformar o banheiro, por exemplo.

6 vantagens e desvantagens de comprar um imóvel pra morar

VANTAGEM: Estabilidade e segurança

Se você está em uma fase da vida na qual as coisas se estabilizaram e não pretende fazer grandes mudanças de rumo, a compra de um imóvel pode ser ideal.

Assim você garante estabilidade e segurança a longo prazo, já que não precisa se preocupar com aumentos de aluguel, variações do mercado ou eventuais problemas com um proprietário.

DESVANTAGEM: Menos flexibilidade

Por outro lado, após a compra, fica um pouco mais complexo se mudar. Isso acontece porque, nesse caso, dependendo da situação financeira, é necessário fazer primeiro a venda do imóvel atual, obtendo assim o valor para fazer a mudança ou adquirir outro endereço.

O que acaba limitando as opções de vida ou de trabalho, já que exige um planejamento maior do tempo e do dinheiro necessários.

VANTAGEM: Investimento a longo prazo

Pensando na construção do seu patrimônio, comprar um imóvel, mesmo que pra morar, é também um investimento. Isso porque, com o tempo, ele pode se valorizar no mercado, o que abre a possibilidade de um bom retorno sobre o investimento caso resolva vender.

DESVANTAGEM: Grande compromisso financeiro

Já entre as opções de alugar ou comprar imóvel, a compra é a que exige um alto comprometimento financeiro. Nesse sentido, são duas possibilidades.

Caso você já tenha todo o valor do imóvel, o investimento inicial é alto. E se não tiver, o financiamento do valor poderá impactar as finanças da família por um longo período.

VANTAGEM: Mais personalização

Ao contrário do aluguel, como proprietário você tem total liberdade para personalizar e modificar a casa como desejar. Se o terreno tiver espaço, pode até ampliar, colocar piscina, instalar painéis solares, etc.

No entanto, se for apartamento, lembre-se de conferir antes nas normas do condomínio o que pode ser feito na sua unidade.

DESVANTAGEM: Mais responsabilidade com a manutenção

Sendo o dono e morador do imóvel, você deverá arcar com todas as despesas necessárias para o seu bom estado de conservação.

E se for uma casa ou apartamento em condomínio, você ainda precisa considerar as taxas dele por sua conta, na proporção da sua unidade.

Na Crédito Real você pode alugar ou comprar imóvel com facilidade

Por fim, a decisão entre alugar ou comprar um imóvel depende de diversos aspectos. É necessário considerar seus objetivos pessoais e profissionais, situação financeira e estilo de vida.

Mas seja qual for a sua opção, a Imóveis Crédito Real está aqui para ajudar.

É só acessar o nosso site ou visitar uma das nossas agências, que o time de especialistas da CR está pronto para orientar e encontrar o imóvel que cabe no seu bolso, do jeito que você precisa.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!