Quem tem pet sabe que eles têm o poder de dar vida a um lar. Apaixonantes, inquietos e surpreendentes, os animais são, de fato, parte fundamental de muitas famílias. Aliás, quem nunca viu uma família de 2 pessoas e 1 cachorro? 1 pessoa e 2 gatos? Ou 4 pessoas, 1 hamster, 5 peixes, 1 gato e 2 cachorros? Com os bichinhos, as possibilidades são infinitas, e muitas pessoas ficam mais completas. Mas e os animais exóticos de estimação, como porcos, patos, ovelhas…? Sim, eles também estão por muitos endereços e encantam vários humanos!
Porém, caso o imóvel fique em um condomínio, reclamações sobre barulho, cheiro desagradável, insegurança e até legalidade podem surgir. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.
Animais exóticos de estimação são permitidos em condomínios?
Sim! Os tutores podem ter animais exóticos em condomínios, desde que observem as leis sobre a aquisição dos pets.
Escolher uma espécie autorizada pelo Ibama é uma maneira de evitar complicações. Além disso, a criação desses bichinhos também deve seguir a legislação, de forma que não afete o sossego, a saúde e a segurança de todos os envolvidos.
É importante ressaltar que essas regras também valem para gatos e cachorros, por exemplo, pets que sempre têm presença confirmada em muitos condomínios, mas, ainda assim, devem ser cuidados pelos seus tutores para que não ofereçam qualquer tipo de risco aos vizinhos.
Já detalhamos todas essas regras no texto “Regras de circulação de animais em condomínio“. Confira!
A assembleia pode proibir o morador de ter um pet?
Todos os assuntos podem ser tratados em assembleia, mas é necessário entender que a decisão da coletividade não pode ferir o direito de propriedade de um morador simplesmente pelo fato da vizinhança não gostar da espécie de pet que vive no local.
Quais são os animais exóticos de estimação autorizados?
Quando o assunto são pets diferenciados, a lista pode ser grande! Coelho, pato, porco, ovelha, chinchila e calopsita são alguns dos animais autorizados pelo Ibama.
Clique aqui e confira a lista completa.
O tutor pode passear com o animal de estimação no condomínio?
Assim como os passeios de animais mais conhecidos, o passeio com animais exóticos é de total responsabilidade do tutor.
Dessa forma, para evitar pânico e desentendimentos desnecessários, usar o bom senso é sempre a melhor alternativa.
Conheça os pets dos vizinhos na Área Pet do Conecte-se
No Conecte-se, o aplicativo exclusivo para quem é Imóveis Crédito Real, tutores podem cadastrar seus animais de estimação, incluindo as fotos mais fofas e outras informações adicionais, como nome, cor e até carteira de vacinação. Assim, todos conhecem os vizinhos de duas ou quatro patas e os que também têm asas!
Clique aqui e faça o download do app. E se tiver dúvidas sobre o tema, fale com a gente!
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!