O Rio Grande do Sul esconde diversos tesouros e belezas naturais fora da sua capital. Neste texto, conheça mais sobre a história e curiosidades de Cachoeira do Sul, um dos quatorze municípios farroupilhas.
Cachoeira do Sul, quinto município fundado no Rio Grande do Sul, é repleto de belezas naturais. Saiba mais sobre a história e conheça curiosidades sobre a cidade chamada de “Princesa do Jacuí”:
O passado de Cachoeira do Sul
Localizada no centro do Estado, à margem esquerda do rio Jacuí, Cachoeira do Sul possui uma terra fértil e propensa à agricultura e à pecuária. A partir de 1750, a região foi ocupada por soldados portugueses que receberam o espaço do governo de Portugal. Logo em seguida, chegaram os açorianos que ajudaram a povoar a área.
No entanto, o primeiro nome da cidade veio somente em 1769, quando índios guaranis catequizados foram aldeados para fornecer mão de obra para a nova povoação: Capela de São Nicolau.
A partir de 1875, começa a imigração alemã e posteriormente a italiana. Além disso, árabes, africanos, japoneses, judeus e palestinos também migraram para a região.
A instalação do município ocorreu em 5 de agosto de 1820, com a adoção do nome de Vila Nova de São João da Cachoeira, sendo esta a data escolhida para comemoração do aniversário do município.
Em 15 de dezembro de 1859, o município foi elevado à categoria de Cidade, recebendo a denominação de Cachoeira. Enfim, em 1944, foi adotado o nome definitivo de Cachoeira do Sul.
A Capital Nacional do Arroz
A cidade possui o título de “Capital Nacional do Arroz”, pois é um dos municípios que mais produz arroz no Brasil. Dessa forma, Cachoeira do Sul é a sede da Feira Nacional do Arroz, a Fenarroz, maior evento orizícola das Américas e o segundo no mundo.
Principais pontos turísticos de Cachoeira do Sul
O principal cartão postal da cidade é a Ponte do Fandango, inaugurada em 1961 para facilitar o acesso da cidade a Porto Alegre, sendo a primeira ponte-barragem do Brasil. Além disso, Cachoeira do Sul conta com diversos pontos turísticos históricos, como o Château d’Eau, a Catedral Nossa Senhora da Conceição, a Câmara dos Vereadores, o Museu Municipal e a Casa da Aldeia, o prédio mais antigo do município. Ainda mais, a cidade possui diversas praças e parques, incluindo o Jardim Botânico e Zoológico Municipal.
Curiosidades do município
– Cachoeira do Sul fica a 196 km de distância de Porto Alegre;
– A cidade é berço de homens ilustres da história, como Ramiro Barcelos, João Neves da Fontoura e Aparício Borges;
– A Semana de Cachoeira ocorre entre 8 de dezembro, dia da padroeira Nossa Senhora da Conceição, e 15 de dezembro, data da elevação à cidade.
Em suma, o município possui uma grande diversidade cultural, além de um histórico agrícola muito importante. Acima de tudo, a cidade é um polo turístico e econômico do Rio Grande do Sul, caracterizado por seu povo hospitaleiro e trabalhador.
Quer alugar ou comprar um imóvel na cidade? Acesse nosso site ou visite a nossa agência em Cachoeira do Sul na Av. Presidente Vargas, 1566 – Centro
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!