A localização é um fator que diariamente determina as nossas ações. Não seria diferente no momento de alugar um imóvel, porque é inevitável analisar a região e o quanto a rotina pode ser facilitada simplesmente pelo fato do endereço ser bem estruturado. Afinal, arredores pouco atrativos podem afetar muito a negociação até dos mais incríveis empreendimentos.
Fazer essa análise é justamente focar na caminhabilidade. Você pode não imaginar, mas esse conceito faz parte do seu dia a dia.
O que é caminhabilidade?
Caminhabilidade, tradução livre de walkability, é, segundo o ITDP (Instituto de Transportes de Políticas e Desenvolvimento), “a medida em que as características do ambiente urbano favorecem a sua utilização para deslocamentos a pé”. Simplificando ainda mais, podemos dizer que é o quanto as idas e vindas em determinada região são descomplicadas.
O que define um endereço com caminhabilidade?
De acordo com o The Community Builders, organização norte-americana dedicada à criação de comunidades melhores para se viver, três fatores compõem uma área caminhável:
1- Acesso físico e infraestrutura
2- Locais para frequentar
3- Proximidades
No entanto, mesmo com todos esses fatores em equilíbrio, aspectos como sensação de segurança, iluminação, limpeza, barulhos, poluição visual e vizinhança podem interferir na percepção das pessoas sobre uma área ter caminhabilidade ou não.
No Brasil, existe o Índice de Caminhabilidade (ICAM), desenvolvido após uma avaliação dos espaços públicos realizada pelo Instituto de Transporte e Políticas de Desenvolvimento (ITDP) e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), com colaboração da Pública Arquitetos.
O ICAM é formado seis categorias:
1- Segurança viária
2- Atração
3- Calçada
4- Ambiente
5- Mobilidade
6- Segurança pública
Dessa forma, a circulação inclusiva, segura e confortável das pessoas tem total relação com a qualidade de vida, tornando a caminhabilidade um indicador eficiente para medir os atributos dos bairros na hora de definir um novo endereço.
Passear com o cachorro, fazer uma corrida no fim da tarde, sair com o carrinho de bebê, dar um pulinho no mercado, ir à feira e até ensinar as crianças a andarem de bicicleta, por exemplo, são atividades que necessariamente requerem um ambiente urbano que favoreça a ação de caminhar. Você concorda?
Bairros que valorizam esse conceito
Vimos que a maneira como as ruas e os bairros são desenhados afeta diretamente o estilo de vida, a saúde, a prática de atividade física e o bem-estar de quem vive ou visita certa região da cidade, indo muito além de questões estéticas do endereço.
Em Florianópolis (SC) e em São Paulo (SP), por exemplo, cidades que também escolhemos para a Crédito Real morar, encontramos inúmeras regiões com altos níveis de caminhabilidade. Confira algumas das regiões de atuação da CR nessas cidades.
Florianópolis:
- Campeche
- Centro
- Kobrasol
- Trindade
São Paulo:
- Consolação
- Itaim Bibi
- Jardins
- Liberdade
- Moema
- Pinheiros
- Vila Nova Conceição
- Vila Olímpia
Para alugar um imóvel em uma área que contemple todas as suas necessidades, clique aqui e fale com a gente. Se tiver dúvidas sobre o assunto, fale também!
Quando o assunto é moradia e bem-estar, somos sempre especialistas. ♥
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!