Blog Imóveis Crédito Real

Campinas: referência na ciência e na tecnologia do país

Localizada no interior de São Paulo, Campinas ocupa uma área de 794,571 km² . Com uma população de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes, a cidade é a terceira mais populosa do estado, ficando atrás somente da capital e de Guarulhos. Com diversos atrativos culturais, históricos, econômicos e tecnológicos, o município oferece uma infraestrutura completa para seus moradores e visitantes. Continue lendo para conhecer melhor os encantos da cidade. 

Campinas, São Paulo, Brasil.

História de Campinas

Com mais de 240 anos de história, Campinas foi fundada em 14 de julho de 1774. Durante o século XVIII, o município se desenvolveu como um centro agrícola, especialmente com o cultivo de café e cana-de-açúcar. Nos anos seguintes, o bairro rural da Vila de Jundiaí continuou sua expansão e desenvolvimento através da plantação na região.  

Em meados do século XIX, a cidade passou a experimentar um processo intenso de mudanças nos setores de transporte e produção, com o implemento de estradas ferroviárias que marcaram a história de Campinas. 

A partir dos anos 30, a cidade passou a se diversificar economicamente ao investir na urbanização, infraestrutura e desenvolvimento industrial. Nas décadas seguintes, o município se estabeleceu como importante entroncamento rodoviário e passou a se destacar nos setores de comércio e serviços.

Estação de Campinas/SP (1958)

Qualidade de vida e desenvolvimento

Atualmente, Campinas tem o décimo segundo maior PIB do Brasil, sendo a primeira cidade a se tornar uma Metrópole sem ser uma capital. Além disso, o município é o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento do país devido ao investimento em universidades e centros tecnológicos, como a UNICAMP, uma das principais universidades do Brasil.

Outros destaques no setor de tecnologia são o Centro de Tecnologia e Informação Renato Archer e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, responsável pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, a infraestrutura científica e tecnológica mais complexa do Brasil.  

A qualidade de vida na cidade também se destaca, como aponta o estudo do IDHM no qual o município ocupa a 28ª posição no estado de São Paulo. Ademais, o desenvolvimento urbano oferece uma estrutura completa aos moradores, com centros comerciais, hospitais, transporte público, segurança e baixa taxa de desemprego.

Além disso, a cidade abriga diversos atrativos turísticos de valor cultural e científico, como museus, parques e passeios temáticos. 

O que fazer em Campinas

Parque Portugal – Lagoa do Taquaral: um dos principais pontos turísticos da cidade, oferece um espaço completo de lazer e recreação com áreas verdes, pedalinhos, ciclovias, entre outros. 

Bosque dos Jequitibás: um dos mais antigos parques da cidade, o local contém uma área de preservação ambiental, mini zoológico e um aquário municipal.

Mata de Santa Genebra: uma antiga fazenda cafeeira doou parte de sua propriedade ao município de Campinas para fins de conservação. Hoje, o espaço preservado comporta um borboletário de 3 mil metros quadrados, entre outros atrativos. O local recebe visitantes a partir de agendamentos antecipados. 

Observatório Municipal Jean Nicolini: foi o primeiro observatório municipal do Brasil, inaugurado em 1977 como Estação Agronômica de Campinas. O local pode ser visitado a partir de agendamentos para grupos de até 50 pessoas. 

Atrações históricas e culturais

Estação Cultura – Prefeito Antônio da Costa Santos: inaugurada em 1884, a antiga estação ferroviária paulista preserva sua arquitetura da época cafeeira. Hoje, o espaço é palco de eventos culturais de música, dança, teatro, feiras, entre outros.

Torre do Castelo: inicialmente, o castelo abrigava uma caixa de água de 27 metros de altura construída para abastecer os bairros que se formavam na região, em 1940. Hoje, o obelisco se transformou em um mirante onde é possível ter uma visão de 360 graus da cidade. 

Catedral Metropolitana de Campinas: Localizada no centro da cidade, a Catedral Metropolitana possui interior no estilo barroco e fachada neoclássica. Este é o maior edifício do mundo construído em taipa de pilão, com quatro mil metros quadrados. 

Maria Fumaça – Estação Anhumas: com percurso de 24 km, o passeio remonta a história dos anos de plantação cafeeira de Campinas através da visita por fazendas centenárias. Além disso, os visitantes podem conhecer a oficina de restauração de locomotivas, carros e vagões, localizada na Estação Carlos Gomes.  

Igreja de São José, Campinas/SP

Em resumo, Campinas é uma cidade que combina tradição e modernidade. Oferecendo qualidade de vida elevada e diversas oportunidades em diferentes setores, seus residentes podem contar com o desenvolvimento tecnológico e comercial da região. 

Se você procura um imóvel em Campinas, é só acessar nosso site ou visitar a agência da Imóveis Crédito Real na cidade.

AGÊNCIA ACHEX | VENDAS

Norte Sul – Av. José de Souza Campos, 575 – Campinas / SP
Site: https://www.creditoreal.com.br/achex

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!