Localizada no interior de São Paulo, Campinas ocupa uma área de 794,571 km² . Com uma população de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes, a cidade é a terceira mais populosa do estado, ficando atrás somente da capital e de Guarulhos. Com diversos atrativos culturais, históricos, econômicos e tecnológicos, o município oferece uma infraestrutura completa para seus moradores e visitantes. Continue lendo para conhecer melhor os encantos da cidade.
História de Campinas
Com mais de 240 anos de história, Campinas foi fundada em 14 de julho de 1774. Durante o século XVIII, o município se desenvolveu como um centro agrícola, especialmente com o cultivo de café e cana-de-açúcar. Nos anos seguintes, o bairro rural da Vila de Jundiaí continuou sua expansão e desenvolvimento através da plantação na região.
Em meados do século XIX, a cidade passou a experimentar um processo intenso de mudanças nos setores de transporte e produção, com o implemento de estradas ferroviárias que marcaram a história de Campinas.
A partir dos anos 30, a cidade passou a se diversificar economicamente ao investir na urbanização, infraestrutura e desenvolvimento industrial. Nas décadas seguintes, o município se estabeleceu como importante entroncamento rodoviário e passou a se destacar nos setores de comércio e serviços.
Qualidade de vida e desenvolvimento
Atualmente, Campinas tem o décimo segundo maior PIB do Brasil, sendo a primeira cidade a se tornar uma Metrópole sem ser uma capital. Além disso, o município é o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento do país devido ao investimento em universidades e centros tecnológicos, como a UNICAMP, uma das principais universidades do Brasil.
Outros destaques no setor de tecnologia são o Centro de Tecnologia e Informação Renato Archer e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, responsável pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, a infraestrutura científica e tecnológica mais complexa do Brasil.
A qualidade de vida na cidade também se destaca, como aponta o estudo do IDHM no qual o município ocupa a 28ª posição no estado de São Paulo. Ademais, o desenvolvimento urbano oferece uma estrutura completa aos moradores, com centros comerciais, hospitais, transporte público, segurança e baixa taxa de desemprego.
Além disso, a cidade abriga diversos atrativos turísticos de valor cultural e científico, como museus, parques e passeios temáticos.
O que fazer em Campinas
Parque Portugal – Lagoa do Taquaral: um dos principais pontos turísticos da cidade, oferece um espaço completo de lazer e recreação com áreas verdes, pedalinhos, ciclovias, entre outros.
Bosque dos Jequitibás: um dos mais antigos parques da cidade, o local contém uma área de preservação ambiental, mini zoológico e um aquário municipal.
Mata de Santa Genebra: uma antiga fazenda cafeeira doou parte de sua propriedade ao município de Campinas para fins de conservação. Hoje, o espaço preservado comporta um borboletário de 3 mil metros quadrados, entre outros atrativos. O local recebe visitantes a partir de agendamentos antecipados.
Observatório Municipal Jean Nicolini: foi o primeiro observatório municipal do Brasil, inaugurado em 1977 como Estação Agronômica de Campinas. O local pode ser visitado a partir de agendamentos para grupos de até 50 pessoas.
Atrações históricas e culturais
Estação Cultura – Prefeito Antônio da Costa Santos: inaugurada em 1884, a antiga estação ferroviária paulista preserva sua arquitetura da época cafeeira. Hoje, o espaço é palco de eventos culturais de música, dança, teatro, feiras, entre outros.
Torre do Castelo: inicialmente, o castelo abrigava uma caixa de água de 27 metros de altura construída para abastecer os bairros que se formavam na região, em 1940. Hoje, o obelisco se transformou em um mirante onde é possível ter uma visão de 360 graus da cidade.
Catedral Metropolitana de Campinas: Localizada no centro da cidade, a Catedral Metropolitana possui interior no estilo barroco e fachada neoclássica. Este é o maior edifício do mundo construído em taipa de pilão, com quatro mil metros quadrados.
Maria Fumaça – Estação Anhumas: com percurso de 24 km, o passeio remonta a história dos anos de plantação cafeeira de Campinas através da visita por fazendas centenárias. Além disso, os visitantes podem conhecer a oficina de restauração de locomotivas, carros e vagões, localizada na Estação Carlos Gomes.
Em resumo, Campinas é uma cidade que combina tradição e modernidade. Oferecendo qualidade de vida elevada e diversas oportunidades em diferentes setores, seus residentes podem contar com o desenvolvimento tecnológico e comercial da região.
Se você procura um imóvel em Campinas, é só acessar nosso site ou visitar a agência da Imóveis Crédito Real na cidade.
AGÊNCIA ACHEX | VENDAS
Norte Sul – Av. José de Souza Campos, 575 – Campinas / SP
Site: https://www.creditoreal.com.br/achex
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!