O câncer de mama é composto pelo crescimento descontrolado de células da mama, adquirindo funcionamento disfuncional. Em casos avançados pode ocorrer a metástase, ou seja, a dissipação do câncer para outros órgãos, sendo esse o principal agravante da doença.
É uma condição adquirida por cerca de 66,280 brasileiras por ano (INCA 2020/2022) que representa a maior causa de morte por câncer em mulheres em todo o mundo (IMAMA), podendo se tornar uma efemeridade letal em casos de detecção tardia. É por isso que devemos utilizar a informação para salvar vidas e tratar esse assunto com a leveza e sensibilidade que ele exige.
Além dos exames de rotina e da mamografia, uma ferramenta eficiente para a detecção precoce da doença é o autoexame do toque, ou seja, o ato de apalpar ambas as mamas em busca de irregularidades. Segundo o Instituto Oncoguia, os principais sinais da doença são:
– Surgimento de nódulos nos seios;
– Inchaços;
– Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;
– Dor no mamilo ou mama;
– Inversão do mamilo;
– Vermelhidão na pele;
– Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos;
– Linfonodos aumentados.
Caso perceba qualquer um desses sinais, ou alguma irregularidade incomum na sua mama, não hesite em buscar um médico especialista no mesmo dia. O tratamento precoce é essencial para o vencimento dessa doença.
Cuide-se e compartilhe essa mensagem com quem você ama. Estamos juntas e juntos na luta contra o câncer de mama!
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!