Na hora de se desfazer daqueles móveis que você não quer mais, estejam eles em boas ou más condições, é comum surgir a dúvida sobre como descartar móveis velhos.
Isso porque, muitas vezes, são objetos grandes e de difícil manuseio. O que torna ainda mais importante dar a destinação correta. Afinal, abandonar um sofá velho na calçada ou nas áreas comuns do condomínio, por exemplo, é algo que atrapalha as pessoas e ainda prejudica o meio ambiente.
Veja como fazer o descarte responsável e sustentável desse tipo de item.
Doação é sempre uma opção
Se o móvel ainda estiver em bom estado, ele pode ser útil para outras pessoas. Então, antes de jogar fora, você pode doar para ONGs, instituições de caridade ou diretamente a pessoas necessitadas.
Nesse sentido, grupos nas redes sociais são ótimos lugares para encontrar interessados.
Venda de móveis usados
Há casos em que você está se desfazendo do móvel apenas porque comprou um mais novo ou que combina melhor com sua casa.
Nesses casos, se o móvel antigo ainda está em ótimas condições, a venda pode ser uma alternativa. Da mesma forma que a doação, grupos nas redes sociais também são ótimos para encontrar possíveis compradores. E você também pode vender diretamente em um brique no seu bairro.
Serviços de coleta pública
Se você não sabe o que fazer com um armário quebrado, um sofá rasgado ou um colchão velho, muitas cidades oferecem serviços de coleta para itens grandes como esses.
Em Porto Alegre, por exemplo, a Prefeitura oferece lugares onde é possível descartar móveis velhos e outros itens gratuitamente, as chamadas Unidades de Destino Certo, ou Ecopontos. Confira aqui os horários e endereços.
Da mesma forma, Florianópolis é outra capital com uma rede de Ecopontos da Prefeitura Municipal, que você pode conferir aqui.
Empresas especializadas
Por fim, outra alternativa é pesquisar se na sua cidade alguma empresa oferece o serviço de recolhimento e descarte de móveis.
Muitas vezes, elas ainda desmontam e separam os materiais para que cada parte receba o destino correto.
Além disso, se você está aproveitando uma mudança para descartar móveis velhos, muitas empresas de mudança também oferecem esse serviço, facilitando o processo.
Orientações para condomínios
Para quem mora em condomínios, ainda é preciso alguns cuidados extras na hora de descartar móveis velhos, evitando problemas com os vizinhos pelo mau uso dos espaços coletivos. Veja algumas dicas:
– Fale com a administração e confira se há um local específico para deixar esses objetos até o descarte.
– Para não prejudicar a circulação dos moradores, nunca deixe móveis em corredores, salões e áreas comuns do condomínio.
– Respeite as regras de descarte do condomínio e, se necessário, organize um mutirão de coleta com outros moradores.
Guia para descarte de lixo do condomínio
Se você mora em Porto Alegre ou Florianópolis, a Crédito Real preparou um conteúdo especial para ajudar você nessa tarefa.
Clique aqui para acessar nossos guias e veja como descartar móveis velhos, materiais recicláveis, remédios, lâmpadas, pilhas e outros itens de forma segura e sustentável.
Assim, você faz a sua parte, contribuindo para preservar o meio ambiente e manter a harmonia no condomínio.
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!