Um condomínio é cheio de vizinhos, certo? Certo! Então, teoricamente, as cruzadas pelo corredor e as conversas no elevador são superfrequentes, certo? Errado! Pois cada morador tem um horário de sair e de chegar, uns não são muito chegados em papo, alguns estão sempre em casa e outros vivem na rua. E mesmo que dividir o endereço com tanta gente pareça ser a chave para estimular o contato entre vizinhos, a comunicação em condomínio muitas vezes acaba sendo mínima.
Manter a proximidade e um diálogo frequente entre várias pessoas com perfis totalmente diferentes não é tarefa fácil. Como resultado, muitos síndicos têm dificuldade na hora de organizar a comunicação em condomínio e de estabelecer uma boa forma de transmitir informações.
4 dicas práticas para otimizar a comunicação em condomínio
1- Grupo do condomínio no WhatsApp
Usar a tecnologia a favor do fortalecimento da convivência entre vizinhos e síndico é uma maneira rápida, fácil e eficiente de estimular a comunicação em condomínio. Com um grupo no WhatsApp, as mensagens são transmitidas rapidamente, além de ser possível observar quais condôminos já as visualizaram. Dessa forma, é possível saber quem está por dentro das atualizações importantes e avisar individualmente quem não dá muita bola para o grupo.
No entanto, é importante ressaltar 2 pontos: o conteúdo e o horário das mensagens enviadas no grupo. Para não comprometer o papel principal do grupo no aplicativo, todos os integrantes precisam evitar o envio de mensagens aleatórias, que não digam respeito ao condomínio. Além disso, pra prevenir inconveniências, o horário de envio de todas as mensagens deve ser sempre comercial.
2- Reuniões regulares
Agendar reuniões com regularidade facilita o contato entre síndicos e moradores, possibilita a definição de soluções de forma mais rápida e, de quebra, estimula o convívio de todos pessoalmente.
Essas reuniões devem ser sucintas e pontuais, evitando assuntos muito aleatórios para otimizar o tempo e incentivar a participação de todos os presentes.
3- Quadros de aviso
Cartazes nos elevadores e murais fixados na garagem e na portaria, por exemplo, são formas de comunicação visual que podem otimizar a comunicação em condomínio.
Aqui, o segredo é aplicar os recados em ambientes de alta circulação. Assim, a informação chega mais facilmente a todos, sem exigir grande esforço de quem precisa comunicar.
4- Suporte profissional
Contar com suporte profissional na hora de cuidar de um condomínio vai muito além de ter alguém para enviar boletos, pagar contas, cuidar de umas encrencas e organizar a papelada. Uma empresa especializada em facilitar a condução e o gerenciamento da vida e da comunicação em condomínio fica responsável por, por exemplo, resolver os problemas de manutenção, controlar as contas em aberto, realizar o contato entre síndico, condôminos e proprietários com a imobiliária e fazer, sempre que necessário, algum esclarecimento jurídico, legal e contábil.
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Quando dicas práticas como essas são empregadas fica mais fácil otimizar a comunicação em condomínio e estimular a convivência entre vizinhos. Afinal, além de todos ficarem por dentro de tudo que acontece, o síndico consegue ficar mais tranquilo e manter a organização por muito mais tempo.O seu condomínio tem outras formas de descomplicar a comunicação? Deixe seu comentário e compartilhe suas dicas com a gente!
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