Diante de tantas coisas que mudaram e aceleraram após o começo da pandemia, o e-commerce certamente foi um dos protagonistas. Amigo já consolidado de alguns, de outros nem tanto. O fato é que o consumo através da internet cresceu muito nesse período – 145{d10e7b09f30f5f844982e48266c0fa128cc242274ac4ab3513f35619712400a0} somente no primeiro semestre do ano, segundo dados de um estudo da Nuvemshop.
O processo de aumento na importância das compras online, que era constante, deu um grande salto neste ano, expondo uma grande oportunidade. As coisas ficaram mais difíceis para muitas pessoas, outras aproveitaram o momento para se renovarem. Nesse momento complicado, foi inevitável os holofotes se voltarem ao que o público estava procurando.
Esse aumento, no entanto, não é só sobre uma obrigação. Fazer compras online traz diversas vantagens para o consumidor. Uma delas é poder comprar em qualquer horário – às 3h da manhã, se você quiser. As opções de produtos se multiplicam e os limites geográficos não existem mais: você pode comprar de lojas de outro estado ou até do outro lado do mundo. E, além disso, os produtos chegam na porta da sua casa, se você optar. Seu tempo foi poupado e lidar com peso e esforço não foi necessário.
Mas não estamos falando de uma migração completa e perene do físico para o e-commerce. Durante a pandemia, isso é muitas vezes necessário. A tendência, no entanto, é as vendas se tornarem omnichannel. Isso significa que tudo estará conectado, tanto fisicamente quanto online. As coisas se misturam e são uma só.
Lojas que nasceram online buscam espaços concretos, e outras que nasceram no físico se tornam digitais, para você poder escolher como isso se encaixa na sua vida. Você compra online e retira na loja física ou você experimenta na loja e decide comprar mais tarde pelo seu celular.
Assim funcionam, por exemplo, as lojas de conveniência autônomas que disponibilizamos para condomínios, em parceria com a @Onii. Através do aplicativo, você se cadastra, faz pedidos e personalizações para a loja física.
Você só consegue entrar, escancear produtos e fazer pagamentos com o seu smartphone. Após, você precisa ir até o local presencialmente para pegar os produtos que deseja, ao lado da sua casa. O online e o presencial se mesclam, um é indissociável do outro.
É por tudo isso que é necessário refletirmos sobre as oportunidades que foram criadas diante das novas informações e realidades. Pensar e repensar como essas mudanças podem se adaptar à nossa vida para fazermos escolhas mais certeiras. Pensar o digital como extensão e parte da vida faz parte do nosso presente, faz parte do nosso futuro.
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!