Seja no fim de ano ou em outras comemorações, organizar uma festa em casa é uma ótima maneira de reunir pessoas queridas em um ambiente aconchegante e com a sua cara.
Mas pra ser um sucesso, é necessário planejamento, garantindo tudo que os convidados precisam para ficar à vontade e aproveitar o que você preparou para recebê-los.
Confira o que cuidar ao planejar sua festa.
Número de convidados x espaço
A primeira coisa é conhecer suas limitações. Ou seja, quantas pessoas cabem confortavelmente na sua casa.
Afinal, ninguém gosta de se sentir apertado, ou ter que ficar em pé a festa toda. Assim, um bom ponto de partida é contar quantos lugares você possui, para assim definir a quantidade de convidados possíveis.
E pensando em conseguir mais espaço, você também pode afastar alguns móveis para os cantos, quando possível, aumentando a área de circulação.
Como calcular a quantidade de comida e bebida
Esta é uma das dúvidas mais comuns de quem planeja uma festa em casa: afinal, quanto de comida e bebida é preciso comprar?
Para um churrasco, por exemplo, o indicado é cerca de 400g de carne por adulto, variando entre os cortes. No entanto, se a maior parte for com osso, vale comprar um pouquinho a mais. Além de acompanhamentos como pão de alho, arroz, salada e farofa.
Caso algum convidado seja vegetariano ou vegano, também dá para incluir alguns vegetais assados, como milho, pimentão, cebola, abobrinha, tomate, brócolis, entre outros.
Por outro lado, se a festa for com salgados e docinhos, como um aniversário, o cálculo é ainda mais simples.
Nos salgados, o recomendado é entre 12 e 15 unidades por pessoa. Enquanto nos doces é entre 5 e 7. Para o bolo, você deve levar em conta 100g, ou 1 fatia, por convidado.
Já nas bebidas, a quantidade deve considerar também as preferências dos convidados. A média de consumo mais comum é:
- Cerveja: 1L e meio por pessoa
- Refrigerante: 1L por pessoa
- Água: meio litro por pessoa
- Drinks: 2 a 3 por pessoa
Mas fique atento, em dias muito quentes ou em festas muito longas vale aumentar um pouco as quantidades.
Dito isso, é só multiplicar o número de convidados pela quantidade de comida e bebida por pessoa. Pronto, garantia de que todo mundo estará bem servido.
Decoração temática
Outro ponto importante é a decoração da sua festa em casa. Balões, arranjos de flores e luzes pisca-pisca, por exemplo, são algumas opções. Tudo depende do tema e do clima que você deseja criar.
Além disso, toalhas, velas e enfeites também são ótimas soluções para decorar o ambiente de forma prática e econômica.
Festa temática? Leia também:
> Como fazer uma decoração de festa junina em casa
> Como organizar uma festa de Halloween no condomínio
> Decoração de mesa de Natal: dicas e ideias incríveis
> Decoração carnavalesca: a sua casa também pode entrar no clima da folia
> Como fazer uma decoração de Páscoa fácil e criativa
Atrações para todos os gostos
Para uma festa divertida, ainda vale incluir jogos, brincadeiras e outras atividades. Jogos de tabuleiro, cartas, karaokê, videogame e até mímica são algumas opções para garantir a alegria dos convidados.
Também não pode faltar música. Afinal, uma boa playlist é essencial para dar o clima da festa. Você pode criar uma playlist exclusiva, com músicas pensadas para aquele grupo de pessoas, ou até escolher uma pronta no seu streaming.
Nesse sentido, a Crédito Real tem várias playlists no Spotify, prontinhas e separadas por temas para diversas ocasiões. É só escolher!
Antecipação é a chave do sucesso
Por fim, organizar uma festa em casa exige tempo. Então comece a planejar, de preferência, pelo menos duas semanas antes.
Assim você tem tempo de fazer os convites e comprar tudo que precisa, pra curtir sua festa sem preocupações.
Quer encontrar mais dicas e inspirações para a sua casa? Confira aqui no blog e no nosso Pinterest.
E se quiser encontrar um novo endereço pra você, com o espaço perfeito para reunir os amigos, é só passar aqui na Crédito Real.
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!