Blog Imóveis Crédito Real
Lajeado, a capital do Vale do Taquari

Lajeado, a capital do Vale do Taquari

Localizado a 113 km da capital Porto Alegre, o município gaúcho de Lajeado é um polo de desenvolvimento no Vale do Taquari.

Segundo o ranking da FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, a cidade é uma das mais desenvolvidas do estado e do país. E com seu alto IDH, é uma das cidades com melhor qualidade de vida do Rio Grande do Sul.

Continue a leitura e saiba mais sobre a cidade.

História de Lajeado

A história de Lajeado começa com o povoamento da região de Taquari, em 1757, por casais açorianos. Com o tempo, o lugar se dividiu em sesmarias e fazendas, sendo uma delas conhecida como “Conventos Velhos”.

Quase um século depois da ocupação original, em 1855, foi fundada a Colônia dos Conventos. E aproximadamente nessa época a região recebeu os primeiros imigrantes alemães e, posteriormente, italianos.

Com o passar dos anos, a cidade foi elevada à categoria de sede distrital e depois de freguesia. E até então parte do município de Estrela, em 1891 a cidade foi emancipada, nascendo oficialmente o município de Lajeado.

Graças a sua colonização, a cidade possui uma rica herança cultural dos imigrantes. O que vai desde a arquitetura, como as construções em estilo enxaimel, até o comportamento dos habitantes.

E vale destacar, ainda, que da cidade originaram-se diversos municípios da região, como Guaporé, Encantado, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, entre outros.

O que fazer em Lajeado?

Parque dos Dick

Maior espaço de lazer municipal do Vale do Taquari, possui pistas de caminhada, quadras e campos para praticar esportes, além de um lago.

Um ótimo espaço para passeio e chimarrão durante a tarde, em contato com a natureza.

Parque Histórico Municipal

Inaugurado em 2002, é uma mistura de vilarejo e museu, em homenagem aos imigrantes alemães que se estabeleceram na região.

Entre suas construções, possui escola, salão de baile, ferraria e moinho, por exemplo, sendo uma grande coleção de estruturas em estilo enxaimel, construídas pelos imigrantes entre 1860 e 1910.

Jardim Botânico

Com uma área de 26 hectares, é um espaço de preservação, lazer e educação ambiental, com trilhas e cascata.

Além disso, nele é possível conferir árvores ameaçadas de extinção e árvores exóticas, visitar o jardim sensorial e o herbário, entre outras atrações.

Passeio de balsa

De Lajeado também sai a balsa para um passeio pelo Rio Taquari. A volta começa na Marina do Vale e dura cerca de 2h.

Além de ter outra vista da cidade, ainda é possível ver o “paredão”, um ponto considerado como o lugar onde a cidade começou.

Curiosidades sobre Lajeado

– Quem nasce em Lajeado é chamado de lajeadense.

– De acordo com o IBGE (2022), a cidade possui 93.646 habitantes.

– O nome da cidade vem do ponto de referência que era dado à região. No Rio Taquari, na mesma área em que a cidade se encontra, as águas formavam cascatas sobre lajeiros (ou lajeados), rochas planas parecidas com lajes, por isso seu nome.

_______________________

Com alta qualidade de vida, Lajeado pode ser uma ótima escolha para quem busca um dia a dia tranquilo, mas ainda perto de grandes centros urbanos.

E se você quiser comprar ou alugar um imóvel na capital do Vale do Taquari, é só acessar nosso site ou visitar a agência da Imóveis Crédito Real na cidade.

AGÊNCIA DEMANDDA

VENDAS / ALUGUÉIS / CONDOMÍNIOS

Rua Olavo Bilac, 294, Loja 107 | Bairro Florestal

creditoreal.com.br/demandda

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!