A iluminação tem um impacto direto no conforto e na funcionalidade dos ambientes no lar. Por isso, além de influenciar a estética, a escolha entre luz branca ou amarela afeta desde a produtividade até o bem-estar e a qualidade do sono.
Quer saber qual é a melhor para cada espaço da sua casa? Continue a leitura e entenda as diferenças entre cada tipo de luz.

Luz branca ou amarela: gasto de energia
Em primeiro lugar, algo que sempre pesa no bolso, a conta de luz. Nesse aspecto, lâmpadas com a mesma potência gastam a mesma energia, sejam brancas ou amarelas.
Contudo, lâmpadas brancas emitem mais luz. Isso quer dizer que, para iluminar o mesmo, uma lâmpada com luz amarela precisa de mais potência. O que acaba gerando um gasto maior de energia.
Entretanto, uma alternativa é optar por lâmpadas LED sempre que possível, sejam de luz branca ou amarela. Esses modelos são muito mais econômicos em relação às tradicionais lâmpadas incandescentes e fluorescentes.
Luz branca: clareza e produtividade
A luz branca, também chamada de luz fria, tem uma tonalidade mais azulada ou neutra. Essa iluminação é indicada para ambientes onde é preciso mais concentração e produtividade.
Ou seja, é perfeita para lugares da casa onde acontecem os trabalhos que exigem atenção e foco, como escritório e cozinha, por exemplo.
Assim, enquanto na cozinha a luz branca garante mais clareza no preparo dos alimentos, na área de serviço ela melhora a visibilidade para tarefas práticas. Já no banheiro também é o tipo de iluminação mais eficiente para a higiene pessoal.
Luz amarela: aconchego e relaxamento
Por outro lado, a luz amarela, ou luz quente, lembra o pôr do sol e oferece sensações de conforto e relaxamento.
Nesse sentido, ela é mais suave para os olhos, criando um ambiente acolhedor para momentos de descanso e lazer.
Dessa forma, entre seus melhores usos estão os quartos e a sala de estar. No quarto ela favorece o relaxamento no fim do dia, contribuindo para um sono mais tranquilo. Enquanto na sala ela cria um ambiente aconchegante tanto para reunir os amigos quanto para descansar.
Além disso, a luz quente também é indicada para lugares como o jardim, criando uma iluminação agradável e convidativa.
Luz branca ou amarela: como equilibrar a iluminação
Em vez de fazer uma escolha entre luz branca ou amarela, outra opção é combinar os dois tipos.
Uma iluminação mista equilibra luz branca e amarela em diferentes pontos do ambiente para criar um ambiente versátil. Para isso, você pode incluir pontos de luz indireta, como luminárias e fitas de LED.
Além disso, para uma maior personalização, lâmpadas com dimmer são boas pedidas, já que nelas é possível controlar a intensidade do brilho e ajustar conforme a necessidade.
Você decide
No eterno debate entre luz branca ou amarela, há defensores dos dois lados. Então, apesar das recomendações, o mais importante é você montar seus ambientes do jeito que achar mais confortável para o seu uso.
Assim, vale fazer testes na decoração, combinando diferentes elementos e alternando cores até encontrar a composição ideal para o seu espaço. Aqui no blog temos várias dicas pra você.
E se quiser encontrar um endereço perfeito para chamar de seu e deixar ele a sua cara, da mobília à iluminação, é só escolher aqui na Crédito Real.
Leia também:
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!