Tem lugar em que é tradição! Todo fim de ano é época de fazer a organização da casa para as festas. Seja pensando em receber a família com tudo brilhando ou apenas para entrar no novo ano com o lar em ordem.
E como são diversas coisas para pensar, fica fácil esquecer e deixar algo para trás. Por isso, preparamos uma lista com dicas práticas de pequenas arrumações, fáceis e rápidas, mas que fazem toda a diferença.
Checklist de organização da casa
1. Organização de armários e gavetas
Um bom começo é dar uma geral nos armários, que é onde a gente costuma acumular muita coisa que não precisa mais.
A dica é tirar tudo de dentro e ver o que ainda é útil. Descarte produtos vencidos, como remédios, e papéis que não serão mais necessários. Além disso, também junte documentos e outros papéis importantes (você pode usar uma pasta para isso).
Você deve organizar tudo de um jeito que fique fácil encontrar o que precisa em outro momento.
2. Desapego de roupas usadas
Com certeza você tem algumas peças no fundo do guarda-roupa que não usa há muito tempo. Essa é a hora de liberar espaço e ainda ajudar quem precisa.
Veja o que não serve mais ou não combina com o seu estilo atual e faça a limpa. Uma dica é pensar: “há quanto tempo eu não uso isso?”. Se você nem lembra ou faz mais de ano, coloque na sacola de doações.
3. Limpeza do filtro do ar
Com a chegada do calor, é natural o uso mais constante do ar-condicionado. E para evitar crises alérgicas, é necessário limpar o filtro do ar pelo menos uma vez ao ano.
O lado bom é que é muito fácil de fazer. Na maioria dos modelos, é só abrir o painel frontal, retirar o filtro, lavar com água, esperar secar e encaixar novamente. Se ficar com alguma dúvida, basta consultar o manual de instruções.
4. Limpeza dos ventiladores
Do mesmo modo, os ventiladores também sofrem com a poeira acumulada. No caso de um ventilador de teto, coloque uma escada e limpe as hélices com um pano levemente úmido e sabão neutro.
Já no ventilador de chão você deve remover as grades e as hélices para conseguir limpar bem todas as partes, também com água e sabão.
Dica: para o motor, use aspirador ou uma escova seca e macia.
5. Limpeza de marcas nas paredes
Durante a organização da casa, muita gente também tem o costume de investir em uma pintura nova. Mas se isso não for possível, uma limpeza das paredes já ajuda.
Com uma mistura de água e água sanitária, você consegue remover boa parte das manchas e da poeira que fica grudada, o que também ajuda a clarear o ambiente. Principalmente se a parede for branca.
6. Revitalização dos rejuntes
Nos banheiros e na cozinha, um jeito de clarear o ambiente é limpar os rejuntes dos azulejos. Isso porque, com o tempo e a umidade desses lugares, é normal que eles fiquem mais escuros.
Assim, vale utilizar produtos específicos para esse tipo de limpeza. Ou até mesmo aplicar uma nova camada de rejunte.
7. Limpeza da máquina de lavar
Se você não tem o costume de usar os ciclos de limpeza da máquina ou remover a sujeira e fiapos de tecido do filtro, essa é uma boa hora para isso.
Algumas máquinas já possuem programas específicos de autolimpeza. Mas se a sua não tiver, é só colocar um pouco de água sanitária e ligar a máquina no nível máximo, sem roupas. Depois que terminar, ligue a máquina vazia novamente para enxaguar e eliminar qualquer resíduo de água sanitária.
8. Cuidados com o jardim
Já se você tem jardim, também é preciso mantê-lo limpo tanto para receber as visitas como para o dia a dia.
Remover folhas secas, podar plantas e cortar a grama são atividades que fazem parte da manutenção periódica do espaço. Mas no final de ano você ainda pode dar uma repaginada de forma simples, trocando vasos, plantas e enfeites de lugar ou pintando os canteiros, por exemplo.
9. Limpeza de canos e caixa de gordura
Para evitar entupimentos e transbordamentos de água, ainda é preciso dar atenção aos canos e à caixa de gordura da sua casa.
Para ralos, vasos sanitários e também os canos da cozinha, que acumulam gordura e restos de alimentos, existem desentupidores específicos, devendo ser utilizados com cuidado e de acordo com as instruções.
Já para a caixa de gordura, você deve usar luvas, abrir a caixa e remover manualmente a gordura acumulada. Uma dica é também usar máscara, já que o cheiro não é nada agradável.
10. Pequenos consertos
Por fim, pra virar o ano com tudo em ordem, ainda dá tempo de fazer aqueles reparos simples que foram sendo adiados ao longo do ano.
Problemas como torneiras pingando, interruptores soltos, lâmpadas queimadas e buracos pequenos nas paredes são fáceis e rápidos de resolver. E você deixa o ambiente mais organizado, bonito e agradável.
Mão na massa
Arrumar a casa não precisa ser chato e solitário. Dá, inclusive, pra envolver toda a família nas atividades.
Se você tem filhos, que tal cada um começar arrumando o seu próprio quarto? Já na sala, cozinha e áreas externas, por exemplo, todos podem trabalhar juntos. Fica até divertido.
E seguindo essas dicas, a organização da casa também fica muito mais fácil, pra entrar no próximo ano com o lar e o espírito renovados, pronto para o que vier.
Quer ver mais algumas ideias para cuidar da casa? Confira também nosso Pinterest.
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!