Blog Imóveis Crédito Real
Pirituba

Pirituba: um dos bairros mais verdes de São Paulo

O distrito de Pirituba é hoje uma combinação de região bem arborizada, possuindo diversas opções de lazer ao ar livre, sem deixar de ser bem localizado e com fácil acesso ao restante da capital.

Dos cafezais até a atualidade, o desenvolvimento e crescimento da população é perceptível. Tanto que, mesmo após se tornar um pólo industrial, ainda é uma dos locais mais bem arborizados na metrópole.

Pirituba – São Paulo

História do bairro

No século XIX a área era um conjunto de grandes fazendas de plantação e criação de gado. Devido a grande influência política dos fazendeiros e a importância dos cafezais, em 1885 inauguraram a estação Pirituba da Companhia São Paulo Railway. Participando da primeira ferrovia do estado.

O progresso das plantações também trouxeram impacto na população que residia nas fazendas. Nessa mesma época começaram a receber muitos imigrantes japoneses, espanhóis, ingleses, russos, holandeses e húngaros.

Seu desenvolvimento iniciou após as divisões das terras da Fazenda Anastácio que ficaram sob responsabilidade de grandes companhias. A área que estava sendo destinada para criação de gado foi dada à Companhia City, que foi a responsável pela sua urbanização.

Após o início de loteamentos na região, que já estava em crescimento constante, houve a chegada de mais pessoas e de fábricas do ramo metalúrgico, ligando a industrialização com a história de vários moradores.

Curiosidades

Como muitos nomes de ruas e avenidas da capital, seu nome vem do tupi-guarani e significa vegetação de brejo, já que havia uma grande lagoa que levava este mesmo nome no local.

Antes das plantações de café existiu ali a primeira mina de ouro do Brasil, antes das presentes em Minas Gerais. Essa descoberta aconteceu no Pico do Jaraguá, o ponto mais alto de São Paulo

Na região onde era a Fazenda Anastácio, ainda existe a construção do Casarão do Anastácio que pertenceu à Marquesa de Santos, também conhecida como Domitila de Castro.

Pirituba hoje

Após o desenvolvimento e transformação de toda a zona norte da capital, hoje os moradores de Pirituba possuem fácil acesso ao centro e fazem divisa com diversos bairros, como a Lapa, Jaraguá e Freguesia do Ó.

Além de todo o comércio e vida noturna que é possível aproveitar logo ao lado, ele também conta com uma vida noturna agitada, diversidade de comércio, dois shopping centers bares e restaurantes.

Como o Parque Cidade de Toronto, que possui um lago e oferece opções de lazer como quiosques, pista de corrida, churrasqueiras, aparelhos de ginástica e mais. O Parque Jacintho Alberto com atividades esportivas como quadra de tênis, futebol de salão, pistas de caminhadas e mais.

O Parque Estadual do Jaraguá é um dos pontos mais altos da cidade. Oferece diversas atividades e opções de lazer, além de uma vista incrível para os visitantes. É um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo e foi considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade.

Pico do Jaraguá – São Paulo

Devido a forte influência dos imigrantes que chegaram à região nos tempos dos cafezais, estes descendentes ainda possuem grande influência em Pirituba. Ali se encontra um dos primeiros times de rugby do Brasil e possui um dos clubes holandeses mais tradicionais do estado, a Casa de Nassau.


Pirituba é um bairro com muita história e desenvolvimento, e que hoje em dia oferece praticidade e qualidade de vida aos seus moradores.


E se você está procurando o imóvel perfeito no Bairro Pirituba, a Imóveis Crédito Real é a sua melhor escolha. Nossa equipe especializada está pronta para te ajudar a encontrar o local ideal!

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!