Blog Imóveis Crédito Real

São Bernardo do Campo, cidade das indústrias

Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, São Bernardo do Campo é uma das cidades mais desenvolvidas do estado.

Parte do famoso ABC Paulista, uma importante região industrial do Brasil, é também uma das cidades mais antigas do país, marcada por uma história de crescimento.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa terra que respira desenvolvimento no Planalto Paulista.

São Bernardo do Campo

O desenvolvimento de São Bernardo

A história de São Bernardo do Campo começa em 1553, com a fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo, primeiro núcleo de povoamento estabelecido fora do litoral brasileiro.

No entanto, alguns anos mais tarde, por ataques frequentes de indígenas, o povoado foi transferido para a região que deu origem à cidade de São Paulo. Dessa forma, a vila original teve fim, sendo até hoje uma dúvida quanto a sua localização exata.

Já no século XVII, a região conhecida como Borda do Campo era ocupada por lavradores e criadores de gado. Nessa época, uma sesmaria da área foi doada aos monges beneditinos. E no começo do século seguinte eles a transformaram nas fazendas de São Bernardo e de São Caetano.

Assim, em 1717, os monges construíram uma capela dedicada a São Bernardo. E na sequência o nome da fazenda passou a dar nome à região, que virou o bairro São Bernardo, da vila de São Paulo.

Com o passar dos anos, a localidade foi se desenvolvendo, graças a sua posição estratégica entre Santos e São Paulo, sendo caminho para um grande fluxo de mercadorias.

Depois, em 1812, foi criada a Freguesia de São Bernardo, que na época correspondia a toda a área do ABC e cuja sede ficava na região da capela.

Entretanto, devido a uma série de disputas religiosas, foi erguida em 1825, em uma área próxima, a Igreja Matriz. E no entorno dela surgiu o primeiro perímetro urbano da freguesia.

Após um breve declínio graças à construção das ferrovias, que reduziram a circulação de tropeiros e viajantes, a cidade voltou a crescer com a chegada de imigrantes europeus, no fim do século XIX.

E com esse salto populacional, a freguesia buscou sua autonomia. Até que em 1889 criou-se oficialmente o município de São Bernardo.

Rebaixamento, emancipação e industrialização

Como resultado de disputas políticas, em 1938 a sede do município foi transferida para Santo André, e a Vila de São Bernardo tornou-se  apenas um distrito. Essa situação durou até 1944, quando São Bernardo voltou a ser município, agora chamado de São Bernardo do Campo.

A partir daí, aconteceu um grande crescimento industrial da região, graças a facilidades logísticas e incentivos fiscais oferecidos. Entre as grandes multinacionais, destaque para a indústria automobilística, como fábricas da Ford, Scania e Volkswagen, por exemplo, o que transformou  a cidade em um grande polo industrial brasileiro nos anos 50, 60 e 70.

Dessa forma, a cidade continuou a crescer em ritmo acelerado, tornando-se uma grande metrópole, desenvolvendo sua indústria e atraindo pessoas de diversos lugares do Brasil. O que favoreceu também o crescimento do setor de serviços.

represa Billings

O que fazer em São Bernardo do Campo?

Como uma grande cidade, São Bernardo é cheia de atrações para todos os gostos e estilos, de shoppings a praças, parques e belezas naturais. Confira alguns lugares para visitar.

Parque Caminhos do Mar

Localizado na Serra do Mar, é o principal ponto turístico da cidade, com roteiros históricos, ecoturísticos e de aventura.

É uma Unidade de Conservação no meio da Mata Atlântica, com trilhas por lugares históricos, aulas ao ar livre, contato com o meio ambiente, entre outras atrações.

Parque Estoril

Primeira Unidade de Conservação da cidade, o parque tem como principal atração o zoológico, com animais nativos da Mata Atlântica, como onça-parda e antas, por exemplo.

Além disso, entre os atrativos ainda conta com uma ampla área verde, teleférico, pedalinho, stand up paddle, trilhas, jardim sensorial, área para piquenique e museu.

Prainha do Riacho Grande

Famosa pelos restaurantes flutuantes, essas são as suas principais atrações.

Além deles, a prainha ainda oferece academias ao ar livre, comércio, pedalinhos e passeios de lancha, tudo às margens da represa Billings.

Parque da Juventude Cidade Maróstica

É o maior parque de esportes radicais da América Latina, com 22.500m² distribuídos entre diversas pistas e outros espaços.

Dessa maneira, nele é possível praticar uma grande variedade de esportes, como skate, patins, BMX, tirolesa, rapel e escalada.

Cidade da Criança

Primeiro parque temático do Brasil, fica no espaço que abrigava estúdios da antiga TV Excelsior, em uma área verde no centro da cidade.

O parque de diversões possui mais de 30 atrações, como teleférico, montanha-russa, carrossel, roda gigante, barco viking, cinema 4D, fazendinha e muito mais.

Estância Alto da Serra

Com 950.000m² de área, é um grande complexo de entretenimento, com espaços para grandes shows e eventos. Além disso, também oferece áreas de esporte e lazer em meio à natureza.

No complexo há piscinas, playground, pedalinho, campo de futebol, entre outros espaços.

Curiosidades sobre São Bernardo do Campo

– Quem nasce em São Bernardo do Campo é conhecido como são-bernardense.

– De acordo com o último Censo do IBGE (2022), a cidade possui 810.729 habitantes.

– No passado, a cidade foi conhecida como “capital dos móveis” e “capital dos automóveis”, pela quantidade dessas indústrias no município.

– Apesar da idade de São Bernardo ser contada a partir de 08 de abril de 1553, data de fundação da vila, o aniversário é comemorado no dia 20 de agosto, dia do santo padroeiro da cidade. A data foi trocada a partir de uma disputa política com a vizinha Santo André, que já havia adotado o 8 de abril.

Nos anos 1980 e 1990, São Bernardo do Campo foi um dos principais centros de produção de bicicletas do Brasil. A cidade abrigava várias fábricas, incluindo a famosa Caloi, que marcou gerações de ciclistas brasileiros.

– O município também foi cenário para diversas produções cinematográficas e televisivas brasileiras, aproveitando sua rica história industrial e paisagens urbanas diversificadas.

___________________

Uma cidade cheia de história e que respira desenvolvimento, São Bernardo é um dos principais polos industriais do Brasil.

Com muitos atrativos para quem escolhe morar, trabalhar ou visitar, o município do ABC Paulista ainda tem acesso fácil a São Paulo, maior cidade do Brasil, e outras importantes cidades do estado.

Então, se você quer encontrar seu imóvel em São Bernardo do Campo, fale com a Crédito Real.

Crédito Real ABC

Vendas

Alameda Dom Pedro de Alcântara, 17

Site: creditoreal.com.br/abc

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!