Situado no Litoral Norte do RS e a uma distância de aproximadamente 200 km da capital Porto Alegre, o município de Torres é um dos mais emblemáticos e encantadores do litoral gaúcho.
Com belas praias e uma natureza singular, onde seus paredões rochosos à beira-mar são ponto marcante, o lugar é o exemplo perfeito de quando natureza e cidade se encontram.
Com sua beleza natural, praias deslumbrantes e atmosfera acolhedora, a cidade encanta tanto moradores quanto visitantes.
Descubra as maravilhas de Torres e mergulhe em sua rica história e beleza natural. Leia mais sobre essa cidade litorânea e prepare-se para se apaixonar!
Uma história de construções e reconstruções
Torres se emancipou oficialmente em 21 de maio 1878 e teve sua origem em um povoado de colonizadores que faziam da pesca e da agricultura de subsistência sua base econômica. No entanto, sua história vai mais além…
Antes do dito assentamento, o lugar onde hoje se situa o município era habitado por vários grupos indígenas, até a chegada dos Guarani, que se estabeleceram e implementaram uma vasta cultura agrícola e artística.
A partir do processo de ocupação europeia, iniciado no século XVII, a região passou a ser motivo de disputa entre portugueses e espanhóis, que consideravam o lugar um ótimo ponto de passagem.
Desse modo, com o avanço português ao sul, no século XVIII a localidade passou a abrigar sua primeira leva de colonos e recebeu também a construção de um forte. Chamado de São Diogo das Torres, tinha como missão resguardar a entrada do Rio Mampituba.
Ainda nesse mesmo século, o processo de urbanização é posto em prática. Com a construção de uma capela e de umas quadras com moradias, em 1820 é fundada a Povoação de Torres, que passados apenas 5 anos de sua constituição já contava com mais de 1000 habitantes.
Com 17 anos de formação e em plena Revolução Farroupilha, a localidade passou à categoria de freguesia. Chamada então de Freguesia de São Domingos das Torres, pertencia ao Distrito de Conceição do Arroio, atual município de Osório.
Politicamente, a freguesia “das Torres” começou a obter destaque, visto o fácil deslocamento de bens por suas paragens e sua ligação permanente com a capital Porto Alegre, fazendo com que deputados da província promovessem seu progresso. O que acabou gerando um grande fluxo de moradores para o local.
O novo século traz o turismo
Já no século XX, o município passou por um grande processo de reorganização, com a construção de estações para banhistas, os famosos balneários, e estradas que permitiam o acesso facilitado, seja para quem vem da capital, bem como para moradores da região serrana.
Dessa maneira, a cidade passou a comportar hotéis e pousadas com o intuito turístico, marca registrada do local e que confirmou Torres como um dos principais destinos do verão.
Como visto, ao longo dos anos, Torres cresceu e se desenvolveu, obtendo uma qualidade incrível em sua infraestrutura, tornando-se uma cidade próspera e atraente para moradores e turistas.
Torres tem muito para ver e fazer
Torres é famosa por suas praias deslumbrantes e vistas de tirar o fôlego, formando uma das mais belas paisagens do sul do Brasil. Entre elas, podemos destacar:
– Praia Grande: a principal e mais movimentada das praias. Oferece ampla estrutura para seus visitantes, com quiosques, banheiros públicos, passarelas e excelentes opções de lazer. Nela também é onde acontece o famoso Réveillon de Torres.
– Praia da Cal: ótima opção para quem quer curtir tranquilamente um dia de praia. Além disso, é bastante frequentada pela galera do surfe, que aproveita suas ondas para arriscar umas manobras.
– Prainha: também conhecida como Praia do Meio, oferece um gramado na beira-mar, o que proporciona um diferencial neste momento lazer.
– Praia da Guarita: a praia cartão-postal de Torres. Localizada entre as famosas torres de pedra e dentro do Parque da Guarita, oferece águas tranquilas e cristalinas, perfeitas para quem busca beleza e calmaria.
– Praia dos Molhes: ponto exato onde o Rio Mampituba encontra o mar. Além disso, atrai centenas de surfistas, sendo local de muitos campeonatos desse esporte.
Outras atrações turísticas
Além das belas praias, Torres possui outras atrações turísticas notáveis, como:
– Morro do Farol: local popular para apreciar a vista panorâmica da cidade e do mar.
– Lagoa do Violão: localizada bem no centro da cidade, é um lugar tranquilo e encantador para desfrutar da natureza ou fazer uma caminhada em seu entorno.
– Ilha dos Lobos: a única ilha marítima do litoral gaúcho. Como unidade de conservação, é ponto de preservação de várias espécies, sendo refúgio para leões-marinhos e lobos-marinhos, além de aves migratórias que buscam no local momentos de descanso.
– Rio Mampituba: rio que faz a divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Muito procurado para passeios de barco e, sobretudo, para a prática de esportes náuticos como canoagem, jet ski e stand up paddle.
– Parque da Guarita: é um dos principais atrativos turísticos do município. Com geografia e paisagem exuberantes, atrai milhares de visitantes ao ano, que buscam conhecer suas formações rochosas, trilhas e praia.
Curiosidades
– Quem nasce em Torres é chamado de torrense;
– De acordo com dados do IBGE (2021), o município possui uma população estimada em 39.381 habitantes. No entanto, sua população aumenta significativamente durante a temporada de verão, chegando a abrigar até 200.000 pessoas;
– O município recebeu esse nome por analogia às imponentes formações rochosas que se destacam na paisagem da região. Essas formações são conhecidas como “torres” devido à sua semelhança com torres de castelos e fortalezas. Esses marcos naturais também são um dos principais pontos turísticos da cidade;
– Durante o século XIX , teve a visita de dois ilustres personagens: o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire e o pintor, também francês, Jean-Baptiste Debret;
– Torres é considerada a capital gaúcha do surfe. Suas ondas fortes e consistentes atraem surfistas de todo o país;
– Além disso, a cidade é famosa por sediar o Festival Internacional de Balonismo de Torres, o maior festival de balonismo da América Latina. Em 2023, na sua 33ª edição, a Crédito Real esteve presente com um grande balão laranja que chamou atenção no céu da cidade. Um evento mágico e uma experiência inesquecível!
Seja para relaxar à beira-mar, explorar as belezas naturais ou participar de eventos emocionantes, Torres é um destino imperdível para quem deseja conhecer o melhor do litoral gaúcho.
E se você quer morar em uma cidade que combina o encanto litorâneo com um ambiente acolhedor e uma comunidade vibrante, venha conversar com a gente. A CR tem o lugar certo para sua nova casa!
AGÊNCIA TORRES (VENDAS)
Av. Silva Jardim, 366. Centro – Torres / RS
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!