Confira dicas para acertar na escolha do vinho que mais combina com a estação mais fria do ano.
O frio chegou no Sul e Sudeste do Brasil e com ele a vontade ainda maior de consumir uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros: o vinho. Cada um de nós tem o seu gosto pessoal, no entanto, selecionamos alguns tipos que mais combinam com o inverno e mostramos como harmonizá-los com as refeições:
O vinho tinto
Esse é o tipo de vinho mais consumido no mundo. Sua coloração escura é obtida pela maceração, um processo que absorve os pigmentos das cascas das uvas.
As uvas tintas mais conhecidas são a Cabernet Sauvignon, Malbec, Pinot Noir, Merlot e Tannat – todas originárias da França.
Tipos de vinho tinto
Os vinhos costumam ser categorizados pela densidade da bebida, o que chamamos de “corpo do vinho”. Muitas pessoas acreditam que a qualidade do vinho tem a ver com a sua densidade, no entanto, isso não é verdade.
Dessa forma, a escolha do tipo de bebida deve ser de acordo com o gosto e o paladar de quem irá consumir.
– Corpo leve
É o tipo mais delicado, mas bastante saboroso. Estes costumam ser mais ácidos, com menor teor alcóolico e intenso aroma de frutas vermelhas. Exemplos de uvas que geram vinhos de corpo leve são a Pinot Noir e a Bonarda.
– Corpo médio
Com acidez moderada, a maior parte dos vinhos tintos produzidos estão nessa categoria. Algumas das uvas mais conhecidas que originam esse tipo de bebida são a Cabernet Franc e a Merlot.
– Encorpado
Esse é o tipo com maior teor alcoólico e com aromas de frutas negras. Regiões de clima mais quente costumam ser os melhores locais para a produção das uvas que geram o vinho tinto encorpado, como a Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat.
Aposte nas harmonizações com comidas pesadas
A verdade é que você pode consumir o vinho tinto com qualquer comida que desejar, mas existem alguns alimentos que combinam mais com o vinho tinto.
No inverno especificamente, a maioria das pessoas sente mais vontade de comer refeições mais pesadas. Neste sentido, aliar vinho tinto a pratos como massas, queijos e carnes é o ideal pois os taninos presentes na bebida ajudam a dissolver a gordura da comida.
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!